Há 8 anos, alguém fez este trabalho maravilhoso... 32 perguntas e 32 respostas, animadas, sobre o 25 de abril.
Deixo-vos aqui o link seguinte, o qual aconselho que seja explorado por cada um de vós, de modo a obterem respostas a certas dúvidas que tenham sobre o 25 de abril de 1974. O trabalho está fantástico e bastante apelativo... Divirtam-se!!
Animação do DVD "25 de Abril, ..., 32 Perguntas"
Podem explorar o site (clicando em Mais novos), pois parece-me que tem mais material sobre o 25 de abril, dirigido às crianças/ jovens- nunca se sabe se o exame de português deste ano é direcionado às comemorações dos 40 anos do 25 de abril ( o melhor é estarem bem informados ;))
terça-feira, 29 de abril de 2014
domingo, 27 de abril de 2014
Trabalho autónomo
Deixo-vos aqui os links com as provas de aferição dos anos anteriores, as quais não vamos ter tempo de realizar na sala de aula...
Para quem estiver interessado poderá trabalhá-las em casa e ficar ainda mais preparado para o exame que se aproxima (relembro que só faltam 3 semanas) e eu aconselho que trabalhem muito (relembro que falta pouco mais de um mês para o 3º período terminar).
Provas de Matemática:
Provas de Matemática 2001 a 2012
Provas de Português:
Provas de Português 2001 a 2012
Atenção:
Para resolverem as provas é necessária a sua impressão.
Se não têm impressora, poderão resolvê-las como fazemos na aula - ler as perguntas no computador e dar a resposta em papel.
A resolução deverá ser feita por cada um de vós - clicar em prova.
A correção deverá ser sempre feita, de preferência, com a ajuda de um adulto - consultando os critérios.
Qualquer dúvida perguntem...
Para quem estiver interessado poderá trabalhá-las em casa e ficar ainda mais preparado para o exame que se aproxima (relembro que só faltam 3 semanas) e eu aconselho que trabalhem muito (relembro que falta pouco mais de um mês para o 3º período terminar).
Provas de Matemática:
Provas de Matemática 2001 a 2012
Provas de Português:
Provas de Português 2001 a 2012
Atenção:
Para resolverem as provas é necessária a sua impressão.
Se não têm impressora, poderão resolvê-las como fazemos na aula - ler as perguntas no computador e dar a resposta em papel.
A resolução deverá ser feita por cada um de vós - clicar em prova.
A correção deverá ser sempre feita, de preferência, com a ajuda de um adulto - consultando os critérios.
Qualquer dúvida perguntem...
terça-feira, 15 de abril de 2014
Tabuada do DINO
Espero que as férias estejam a correr bem e já tenham feito alguns dos trabalhos de casa...
Hoje encontrei a tabuada do Dino..... como vocês já são avançados escolham as tabuadas de x e : (selecionem sempre a opção difícil)....
A 1ª fase:
1º passo: Clicar, por exemplo, no X (Multiplicação).
2º passo: Escolher, por exemplo, a tabuada 2; mudar para modo difícil e clicar em iniciar Jogo.
3º passo: completar a tabuada escolhida - para ser mais rápido, podem usar os números do teclado e clicar no enter.
4º passo: O Dino é um verdadeiro amigo, incentiva-vos sempre a nunca desistirem.
A 2ª fase: Como estão de férias podem relaxar, pois quando regressarmos já há muito muito trabalhinho agendado... Quando completarem a fase 1, aparece um retângulo a dizer: "jogar mini game!" - podem clicar, pois aí terão um jogo do tipo "Super Mário" - as teclas nesta fase são as setas e o espaço; o objetivo é "apanharem as moedas, mas tomem cuidado com os inimigos e capturem os ovos para superarem certos obstáculos".
E agora, toca a jogar: (é só clicar no sublinhado amarelo)
TABUADA DO DINO
Divirtam-se e continuação de umas boas férias!
Hoje encontrei a tabuada do Dino..... como vocês já são avançados escolham as tabuadas de x e : (selecionem sempre a opção difícil)....
A 1ª fase:
1º passo: Clicar, por exemplo, no X (Multiplicação).
2º passo: Escolher, por exemplo, a tabuada 2; mudar para modo difícil e clicar em iniciar Jogo.
3º passo: completar a tabuada escolhida - para ser mais rápido, podem usar os números do teclado e clicar no enter.
4º passo: O Dino é um verdadeiro amigo, incentiva-vos sempre a nunca desistirem.
A 2ª fase: Como estão de férias podem relaxar, pois quando regressarmos já há muito muito trabalhinho agendado... Quando completarem a fase 1, aparece um retângulo a dizer: "jogar mini game!" - podem clicar, pois aí terão um jogo do tipo "Super Mário" - as teclas nesta fase são as setas e o espaço; o objetivo é "apanharem as moedas, mas tomem cuidado com os inimigos e capturem os ovos para superarem certos obstáculos".
E agora, toca a jogar: (é só clicar no sublinhado amarelo)
TABUADA DO DINO
Divirtam-se e continuação de umas boas férias!
domingo, 6 de abril de 2014
Vamos marcar GOLOS???
Para iniciarem as férias da melhor maneira, deixo-vos um jogo que descobri na net e que está relacionado com os múltiplos de números:
JOGO: Labirinto da Tabuada
Divirtam-se e marquem muitos GOLOS!!! ;)
JOGO: Labirinto da Tabuada
Divirtam-se e marquem muitos GOLOS!!! ;)
sábado, 22 de março de 2014
Exercícios de revisão
PORTUGUÊS:
Para quem quiser treinar uma ficha de revisão para o teste de português, pode fazer a prova de aferição de 2012:
O nosso teste, como tem vindo a ser hábito, divide-se em 3 grupos:
Grupo I: 2 textos e as respetivas interpretações;
Grupo II: Funcionamento da língua;
Grupo III: Expressão Escrita.
E agora, treina - Clica no link e resolve a ficha:
prova de aferição 2012
correção da prova de aferição 2012
MATEMÁTICA:
Para a ficha de avaliação de matemática, precisam de estudar todos os conteúdos do 1º ciclo:
* Leitura e escrita de números inteiros e decimais (comparação, ordenação e representação na reta numérica); * Números racionais não negativos (frações); * Percentagens; *Numerais partitivos e multiplicativos; * Adição; * Subtração; * Divisão; *Multiplicação; * Múltiplos e divisores de um número natural; *Pontos, retas, semirretas, segmentos de retas, retas paralelas e retas perpendiculares; * Ângulos; * Polígonos; * Círculos e circunferência (raio e diâmetro); * Sólidos geométricos; * Perímetros e áreas; * Volumes; * Representação e interpretação de dados (consultar o caderno de resumos); * Multiplicação (por 10; 100; 1000; 0,1; 0,01; 0,001); * Divisão (por 10; 100; 1000; 0,1; 0,01; 0,001); * Simetrias (por reflexão, rotação e translação); *Unidades de tempo; *Dinheiro; *Reduções; *Situações problemáticas.
E agora, treina - Clica nos links e resolve as fichas:
prova de aferição de 2012
correção da prova de aferição 2012
prova de aferição de 2011
correção da prova de aferição 2011
ESTUDO DO MEIO:
Deixo a matéria para os meninos que saíram mais cedo:
livro de estudo do meio- estudar das páginas 48 à 57 (desde a Formação de Portugal até ao inicio da 3ª dinastia);
livro "Temas da História de Portugal"- estudar das páginas 12 à 23;
E ainda, estudar os resumos que eu gentilmente vos cedi.
NOTA: No 4º ano é preciso ESTUDAR!!!
Estudem, para os últimos testes, para depois descansarem nas férias da Páscoa.
E uma prendinha...
Natália, aqui está o vídeo que pediste - vídeo do Jardim Botânico de Coimbra:
vídeo: Jardim Botânico de Coimbra
BOM FIM DE SEMANA!!!
Para verem as fichas de aferição e o vídeo, só precisam de clicar em cima do sublinhado amarelo.
Para quem quiser treinar uma ficha de revisão para o teste de português, pode fazer a prova de aferição de 2012:
O nosso teste, como tem vindo a ser hábito, divide-se em 3 grupos:
Grupo I: 2 textos e as respetivas interpretações;
Grupo II: Funcionamento da língua;
Grupo III: Expressão Escrita.
E agora, treina - Clica no link e resolve a ficha:
prova de aferição 2012
correção da prova de aferição 2012
MATEMÁTICA:
Para a ficha de avaliação de matemática, precisam de estudar todos os conteúdos do 1º ciclo:
* Leitura e escrita de números inteiros e decimais (comparação, ordenação e representação na reta numérica); * Números racionais não negativos (frações); * Percentagens; *Numerais partitivos e multiplicativos; * Adição; * Subtração; * Divisão; *Multiplicação; * Múltiplos e divisores de um número natural; *Pontos, retas, semirretas, segmentos de retas, retas paralelas e retas perpendiculares; * Ângulos; * Polígonos; * Círculos e circunferência (raio e diâmetro); * Sólidos geométricos; * Perímetros e áreas; * Volumes; * Representação e interpretação de dados (consultar o caderno de resumos); * Multiplicação (por 10; 100; 1000; 0,1; 0,01; 0,001); * Divisão (por 10; 100; 1000; 0,1; 0,01; 0,001); * Simetrias (por reflexão, rotação e translação); *Unidades de tempo; *Dinheiro; *Reduções; *Situações problemáticas.
E agora, treina - Clica nos links e resolve as fichas:
prova de aferição de 2012
correção da prova de aferição 2012
prova de aferição de 2011
correção da prova de aferição 2011
ESTUDO DO MEIO:
Deixo a matéria para os meninos que saíram mais cedo:
livro de estudo do meio- estudar das páginas 48 à 57 (desde a Formação de Portugal até ao inicio da 3ª dinastia);
livro "Temas da História de Portugal"- estudar das páginas 12 à 23;
E ainda, estudar os resumos que eu gentilmente vos cedi.
NOTA: No 4º ano é preciso ESTUDAR!!!
Estudem, para os últimos testes, para depois descansarem nas férias da Páscoa.
E uma prendinha...
Natália, aqui está o vídeo que pediste - vídeo do Jardim Botânico de Coimbra:
vídeo: Jardim Botânico de Coimbra
BOM FIM DE SEMANA!!!
Para verem as fichas de aferição e o vídeo, só precisam de clicar em cima do sublinhado amarelo.
quarta-feira, 19 de março de 2014
Jogos- ADJETIVOS
Desta vez vamos relembrar os adjetivos:
Por exemplo, a frase
"No outro dia conheci um rapaz."
não é tão expressiva como:
"No outro dia conheci um rapaz simpático, bonito e inteligente."
É importante saber escolher os adjetivos de acordo com a caraterística que desejamos realçar.
JOGO: Escolher o melhor para caraterizar um nome
JOGO- Adjetivos - Enriquecimento vocabular
E agora o exercício interativo:
JOGO: Identificar os graus dos adjetivos
A classe dos adjetivos
Os adjetivos servem para caraterizar os nomes, de modo a termos uma ideia mais exata sobre os seres que designam.Por exemplo, a frase
"No outro dia conheci um rapaz."
não é tão expressiva como:
"No outro dia conheci um rapaz simpático, bonito e inteligente."
É importante saber escolher os adjetivos de acordo com a caraterística que desejamos realçar.
JOGO: Escolher o melhor para caraterizar um nome
JOGO- Adjetivos - Enriquecimento vocabular
E agora o exercício interativo:
JOGO: Identificar os graus dos adjetivos
segunda-feira, 17 de março de 2014
Jogos de Ortografia
Hoje deixo-vos estes 3 exercícios de ortografia:
Este ditongo pode escrever-se de duas maneiras:
JOGO- Escrever -ão ou -am?
Voltarei, em breve, com mais jogos de revisão para a ficha de avaliação de português :)
Escrever -ão, ou -am?...
Este ditongo pode escrever-se de duas maneiras:Escrever -ão, ou -am?...
- nos verbos emprega-se
- -ão em sílaba tónica: estarão
- -am em sílaba átona: estavam
- nas restantes classes de palavras (nomes, adjectivos, etc.) emprega-se sempre -ão: irmão, canção, lição.
JOGO- Escrever -ão ou -am?
Como saber quando usar brinca-se ou brincasse?
- Pela pronúncia: brinca-se / brincasse;
- Pelo plural: (não tem) / brincassem ;
- Pela negativa: não se brinca / não brincasse;
- Começando a frase por "É aqui que..." (Neste caso, com a forma "brincasse" não é possível ter uma frase.);
- E, naturalmente, pela conjugação verbal:
brinca-se é o presente do indicativo;
brincasse é o imperfeito do conjuntivo.
- Aqui brinca-se muito. / Aqui não se brinca muito.
- Seria bom que ele brincasse com os amigos. / Seria bom que ele não brincasse com os amigos.
Escrever Ah, à, há...?
JOGO- À, ah ou há?Voltarei, em breve, com mais jogos de revisão para a ficha de avaliação de português :)
Subscrever:
Mensagens (Atom)